Essa imagem foi postada na fanpage O Rei Adulto do Facebook, mas poucos a verão por conta da política de veiculação dessa plataforma. |
Pressupõe-se que quando você curta uma página ou grupo no Facebook, quer receber mais de seu conteúdo pela timeline. Nos primórdios do Facebook, isso funcionava muito bem. Atualmente, o modelo de negócios dessa rede limita substancialmente o que você recebe, inclusive as postagens de seus próprios amigos. As chances de você ver uma postagem são maiores se ela for mais popular: se tiver curtidas, comentários e compartilhamentos. Ao contrário, se ela não tiver ao menos uma curtida, poucas pessoas a verão, mesmo aquelas que curtiram a página ou grupo para, em tese, recebê-las. E isso pode piorar. A tendência para os próximos anos é que o Facebook passe a veicular organicamente nas timelines apenas as postagens que foram impulsionadas (i.e., pagas). Assim, todos os pequenos produtores de conteúdo ficarão inviabilizados, e você só verá suas postagens se criar o hábito de verificar cada página individualmente.
Hoje, a fanpage O Rei Adulto possui 854 seguidores. Mas cada postagem é recebida, em média, por apenas 30-80 destes; às vezes, esse alcance é tão baixo quanto 26 pessoas! Essa estatística se repete para qualquer página ou grupo que você segue, mesmo as de jornais: o alcance orgânico fica em 5-10% do total de seguidores. Se o produtor de conteúdo deseja maior audiência no Facebook, precisa desembolsar. E, mesmo assim, não atinge necessariamente todos os seus seguidores.
É possível diminuir essa perda de conteúdo com uma modificação nas configurações da página ou grupo que você segue. A imagem abaixo mostra como: marque a opção "ver primeiro" nas páginas que você mais gosta.
Faça essa mudança na configuração de todas as páginas que curta muito. |
Você também pode ajudar a fanpage (bem como qualquer página que segue), para que outras pessoas recebam nossas publicações. Curtindo, comentando ou compartilhando as postagens, aumentará o alcance orgânico e outros poderão receber o conteúdo. Esse hábito pode fazer até mesmo você receber o conteúdo, pois o engajamento de outrem foi o que eventualmente fez a postagem aparecer em sua própria timeline.
O Rei Adulto também está presente em outras redes sociais, que não têm tantos bloqueios como o Facebook. Em particular, o Instagram @oreiadulto é a melhor opção, caso você queira principalmente ver as ilustrações. Essas também estão disponíveis na nossa conta do Google+. Caso prefira o twitter, siga @reiadulto. No Pinterest, além das ilustrações temáticas do livro, mantemos uma coleção de capas das diversas edições de A História Sem Fim, mapas e imagens de temática medieval. Há um canal no Youtube, ainda tímido em conteúdo. E, finalmente, o próprio blogger; mas a menos que crie o hábito de visitá-lo, só saberá dessas postagens nos anúncios feitos nas demais redes.
O conteúdo que produzimos é para vocês que nos curtem. Não o percam! Em breve teremos uma nova edição impressa do volume 1 disponível para venda. Fiquem atentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário