ALERTA: para alguns leitores, a pequena introdução que antecederá cada ilustração abaixo poderá ser vista como mini-spoilers. Se você ainda não leu O Rei Adulto, talvez prefira apenas ver as ilustrações no vídeo acima mencionado, ou só ver após terminar a leitura.
A chegada a Lyrnyra
Após deixarem Ybyraoketá, os suprapátrias são presos por ístaros que invadiram a Macebólia e conduzidos a Lyrnyra. Lá descobrem que a cidade sucumbiu ao uso desenfreado de plantas de imaginar e se encontra num caos psicodélico.
A ilustração tentou sintetizar numa única cena diversos elementos da narrativa: o céu com cores anormais, as notas musicais aladas que saem de uma construção rachada, o submarino amarelo a singrar os ares, um menino aparentemente eufórico pelo uso da planta e o Portão do Arco-Íris, por onde os suprapátrias chegam cativos.
As imagens originais usadas para compor esta cena são:
- Rothenburg ob der Tauber, por Glenlarson (em domínio público). Compare esta imagem com a apresentada acima, para avaliar a transformação.
- Yellow submarine kids toy, por Vector Open Stock (licença CC-BY 2.0)
- Utopian sky, por Rebecca L. Daily (licença CC-BY 2.0)
- Psychedelic colours vibrant rainbow, por Andrew Martin
- Wings Feathers Angel Art, por Logan Art.
- Meadow Boy Dance Acrobatics, por 422737
Exceto quando mencionado doutra forma, as imagens citadas acima foram distribuídas pelas licenças CC0.
A composição usou ainda pincéis do Gimp Paint Studio e do Brusheezy.com.
Note as bandeiras que balançam diante das torres no portão: uma é a da Macebólia, e outra é a de Ístar, pois neste capítulo Ístar invadiu e conquistou a Macebólia.
Soslaio, o de Belos Dentes
No capítulo 17, Êisdur e Áymar são levados ante o imperador-príncipe Solaio para serem "julgados". Sua prisão arbitrária os faz questionar duramente o pequeno tirano, que se irrita até perder a calma.
Decidi representar o polêmico imperador-príncipe sentado no trono, paramentado, com coroa e tudo, como é de seu estilo. (Se não fizesse assim, ele poderia mandar-me prender também...). Como a Macebólia possui uma cultura levemente eslavo-germanizada, busquei, onde foi possível, imagens correspondentes para compor a cena:
- Trono de Carlos III, por Jebulon. No topo do trono havia a efígie de Carlos III, que foi substituída pelo brasão da Macebólia em ouro.
- A tapeçaria atrás do trono se inspira naquela presente no salão real polonês. A águia da família real polonesa foi substituída pelo brasão macebol.
- A coroa, orbe imperial e cetro são as do império austríaco.
- A coluna veio da sala do trono no castelo Neuschwanstein, nesta imagem de Lokilech.
- O papel de parede foi composto por um recorte que fiz numa ilustração do pergaminho medieval espanhol Comentario al Apocalipsis do Beato de Liébana, do século X.
- O rodapé de madeira é, na verdade, uma porta entalhada, em fotografia de Petr Kratochvil.
- O uniforme militar inspira-se no uniforme do imperador russo Alexandre II.
Já Soslaio foi construído a partir da imagem Pretend-Angry Face (licença CC-BY 2.0), por Michael Bentley, que já tinha sido usada noutra composição.
Torre da Lua
Wáldron busca ajuda na Torre da Lua, onde se encontram a Ordem das Sacerdotisas dirigida pela irmã de Áymar. O mago o informa que reconhecerá facilmente a torre pois ela é encimada por um grande crescente.
Para esta composição, busquei por uma imagem que mostrasse céu e várias casas, pois Wáldron avista a torre elevando-se acima das casas. A imagem que me dava o melhor ponto de vista foi esta fotografia de Pisa por Rudy and Peter Skitterians. A rigor, as casas macebóis não são assim; se parecem mais com as da imagem do capítulo seguinte. Mas o cenário combinou um pouco com o do Portão do Arco-Íris, ao menos nas paleta de cores.
Parte da torre provém da imagem Kilmacduagh round tower in the burren Ireland (domínio público) por Jon Sullivan.
Exceto quando mencionado doutra forma, as imagens citadas acima foram distribuídas pelas licenças CC0.
A Fuga aos Olhudos
Os ístaros tentam caçar Wáldron com os Olhudos, dois enormes globos oculares, criados por meio das plantas de imaginar. A fuga ocorre nas ruas do bairro pobre e causa pânico geral, levando várias crianças a correr também.
As crianças dessa cena provém da fotografia Children's egg & spoon race (licença CC BY-SA 3.0) por Alethe.
As demais imagens usadas foram:
- 15 Century Almshouses em Stratford-Upon-Avon, por David M Jones (licença CC BY-SA 2.0)
- Barrel, por Gerhard Gellinger
- Dallas Eyeball, por Frankychoi
- Utopian sky, por Rebecca L. Daily (licença CC-BY 2.0)
Exceto quando mencionado doutra forma, as imagens citadas acima foram distribuídas pelas licenças CC0.
Como a cena corresponde a várias crianças correndo, não tive a preocupação de identificar personagens específicos. Mas noto a curiosa semelhança entre o menino no primeiro plano e Wáldron.
A Reconquista de Lyrnyra
Ao fim do volume I, Lyrnyra é reconquistada aos macebóis, após a libertação dos suprapátrias. Isso envolve algumas lutas e uma delas é entre Áymar e Telelco, o capitão da guarda ístaro. Telelco adquire poder mágico repentinamente após ingerir uma grande quantidade de plantas de imaginar. Numa das cenas, ele invoca uma hidra para retardar Áymar enquanto foge. O livro, na verdade, menciona uma serpente de 3 cabeças; considerei válido usar uma hidra na ilustração, pois a ideia é a mesma.
O ataque da hidra acontece nas masmorras do castelo de Lyrnyra. Para representar o local usei a fotografia feita por Canes das masmorras da torre do rei do forte Oreshek (licença CC BY-SA 3.0).
O menino provém desta fotografia de George Hodan. Mudei a expressão de seu rosto e caracterizei-o com as roupas e cabelo de Áymar.
As demais imagens usadas foram:
- Hydra, de SilviaP_Design
- St Ebbes west door, por Stemonitis (licença CC BY-SA 3.0)
Exceto quando mencionado doutra forma, as imagens citadas acima foram distribuídas pelas licenças CC0.
Esta ilustração completa o rol de ilustrações de cada capítulo do volume I.
Nos termos das licenças CC BY-SA 2.0 e 3.0, as duas imagens derivadas abaixo são aqui distribuídas segundo a licença CC BY-SA 3.0. |
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