Translate

sábado, 17 de dezembro de 2016

Landau: a república infantil

O Mundo das Crianças nunca mais foi o mesmo após a Guerra das Águas, seu grande conflito de escala mundial. E uma das suas consequências foi a revolta e a instituição da primeira república de crianças: a República Infantil de Landau.


Landau é um "reino" diferente dos demais. Mesmo antes de se tornar uma república, já tinha essa fama de ser "do contra". Seu território nunca foi muito grande, e volta e meia acabava envolvido em conflitos e guerras iniciados pelos reinos vizinhos. Talvez por isso seus habitantes, os landaucos, cultivem grande desconfiança diante de forasteiros.

Inicialmente era um reino aliado de Tamma, até que este uniu-se a Ticch e passou a prescindir de aliados. Séculos depois, tendo de se defender sozinho, passou a ser espremido por Teres e Ístar, duas monarquias fortemente expansionistas, uma de cada lado. Principalmente durante a Guerra das Águas, tanto Teres quanto Ístar capturaram partes importantes do território landauco, que até hoje não foram devolvidas.

A revolução que derrubou a monarquia landauca teve início em Peniamesafrix, uma pequena cidade a leste da capital Gulatrax. Um menino agitado e rebelde chamado Brademir Hoxxa conseguiu direcionar à nobreza landauca a frustração da população mais pobre pela seca e fome causadas pela guerra. A revolução expatriou toda a nobreza e implantou um novo regime, baseado no voto universal para toda criança acima de seis anos. O receio de que os reinos vizinhos tentassem invadir e abafar a jovem república só fez aumentar a paranoia e desconfiança dos landaucos. Não é à toa que as demais crianças chamam os landaucos de esquisitos; em parte, porque eles são diferentes mesmo, mas também por estarem sempre suspeitando que estão sendo espionados.

Seu território é dividido em 4 províncias: Carusso do Norte, Carusso do Sul, Anguri e Hoxxa, esta última batizada em homenagem ao seu líder revolucionário. Grande parte do Carusso do Sul foi ocupada por Ístar durante a Guerra das Águas, compondo o tutelato do Carussuçu.

Além de Gulatrax e Peniamesafrix, outras cidades importantes são Forlante, Furapés, Porfim e Hólmen.

As cores nacionais landaucas são o vermelho e o amarelo. Seu brasão traz o famoso lema da revolução: Coniunctus Populus Nunquam Vincetur.

E justamente por serem sempre "do contra", a revolução continua viva em Landau, discutida e rediscutida por assembleias populares, em cada praça pública. Hoje se discute se os Pais podem aplicar castigos, amanhã se discutirá se é mesmo necessário tomar banho todo dia, e por aí vai.

Mas se você quer apenas aproveitar a paisagem, Landau oferece alguns atrativos inesquecíveis. A Campina Rubra, na fronteira tríplice entre Teres, Landau e Tamatich, é uma extensa planície de grama avermelhada e arbustos castanhos. O Pico Singular é a mais alta montanha das terras cartografadas pelas crianças. Muitos o escalam para realizar rituais alquímicos em seu topo, onde se abre uma cratera vulcânica. Mais para o sul temos o Bosque dos Acruxos, um tipo de árvore mágica que produz vários tipos de frutas diferentes; e a fonte de águas mágicas de Itororó, que dizem curar qualquer mal; entre outras...

Afinal, deve se lembrar daquela cantiga:

Fui no itororó
Beber água e não achei


Pois então, estava em Landau e nem sabia!...


A Guerra das Águas é descrita no primeiro apêndice do Vol. I de O Rei Adulto, publicado em ebook pela AZO Agência Literária

Nenhum comentário:

Postar um comentário