Essas ilustrações referem-se às cenas dos capítulos 7, 8, 9 e 10. Devido à quantidade de imagens que usei nas composições, esta postagem dará os créditos apenas para aquelas do capítulo 7 e 8. Dentro de alguns dias, farei o mesmo para as dos capítulos 9 e 10.
O Grão Paço Segundo de los Príncipes Tamatiscos
No capítulo 7, o leitor (e os personagens aventureiros) chegam a Paço e se encontram com a princesa Quérelim do Tamatich. O palácio de Quérelim é famoso por seus lustres e pelas paredes decoradas com desenhos em creiom.
Os aventureiros são convidados por Quérelim a se aconchegarem nas almofadas ao chão e se servirem de frutas que ficam num cesto ao lado. Segundo a história, o trono de Quérelim é encimado pelo busto dum unicórnio dourado que atravessa a parede. Membros da nobreza bisbilhotam a chegada dos viajantes. São esses os elementos que incorporei à cena.
O palácio de Quérelim veio dessa imagem, em domínio público, feita por Eduard Hau do palácio de inverno de Pedro o Grande. Nela, mudei a cor de algumas paredes para verde, por conta das cores nacionais tamatiscas serem vermelho e verde. O unicórnio foi dourado cuidadosamente a partir dessa ilustração feita por Budgme. Os desenhos infantis nas paredes vieram de várias imagens diferentes:
- Child Drawing Of A Man, de Alex Borland.
- Um desenho feito por Jacqueline Macou
- Dragons and Volcano, de Tawnyowl
- Child's drawing of the sea vacation, do banco de imagens Torange
- Children's drawing a rainbow and flowers, do banco de imagens Torange
O pedestal para o cesto de frutas foi colorido a partir de uma antiga fotografia P&B de um pedestal do Metropolitan Museum of Art, e o cesto veio de uma fotografia de Connie Frank.
A nobreza tamatisca foi composta também pela junção de várias imagens. As vestes do grupo à direita saíram dessa ilustração de vestimentas húngaras entre 1370 e 1410, feita por Géza Nagy, em domínio público. As crianças que passaram a encabeçar esse grupo vêm das seguintes imagens:
- Fotografia de Sasin Tipchai
- Fotografia de Russ Burnham
- Fotografia de Ruslan Gilmanshin
- Um dos meninos da fotografia Niños chilenos de la región de la Araucanía, por Roberto Herrera Pellizzari
- Fotografia de Fotocream
- Fotografia de Jacqueline Schmid
- a menina na arte vetorial de OpenClipart-Vectors.
- Portrait of a Four-Year Old Boy with Club and Ball, tela de Paulus Moreelse, em domínio público.
As imagens que não estão em domínio público foram distribuídas pelas licenças CC0 ou CC4-BY.
Estatuária em Paço
No capítulo 8, Êisdur e Wáldron exploram o palácio e, entre outras coisas, ficam a admirar os bustos dos antigos governantes do Tamatich, retratados fazendo caretas.
O salão onde estão os bustos foi representado por esta arte feita por Kristin Baldeschwiler. Recolori as cortinas, eliminei uma trinca de janeletas e coloquei um tapete no chão. A mesa em que os bustos se apoiam veio desta fotografia de uma mesa oval que se encontra no Los Angeles County Museum of Art. Tive de mudar a perspectiva da imagem para que ela parecesse ser vista de frente. Gravei nelas o escudo do Tamatich, para contextualizar a cena.
Os bustos foram criados a partir da fusão de uma fotografia de criança com a fotografia de algum busto real. Uma pele de mármore ou outra textura de rocha foi usada para igualar ambas as partes antes da fusão. A técnica não é complicada. Usei uma mistura dos recursos descritos no tutorial Turning People into Stone e na série de vídeos Pseudo Marble Statue Effect. Um dos principais problemas é como tratar os cabelos. Os tutoriais evitam essa questão, pois usam apenas a face, mesclando-a com a de outra estátua; ou usam modelos com poucos cabelos; ou deixam os cabelos com cor escura mesmo. Criei minha própria técnica para tentar dar conta disso: após dessaturar as imagens, usei o smudge tool do Gimp para obliterar a textura dos fios de cabelo e delineei com o airbrush tool, em preto e branco, as áreas mais claras e escuras do cabelo, para parecer com a sombra do relevo dos cabelos nas estátuas clássicas. Esse ajuste foi feito na base da tentativa e erro. Considero que ficou bom em algumas, mas não em todas.
As crianças peraltas que figuram como estátuas vêm das seguintes imagens:
- Fotografia de cheriejoyful
- Nathaniel's Mean Face, por Tony Alter
- Pretend-Angry Face, por Michael Bentley
- Kid holding his nose from bad odor, por mmntz
- Girl making a face e Girl making silly face, ambas por Pezibear
- Children making faces, por Esther Merbt
- Happy smiling boy, por titoikids
- Making a face, por Thomas Pedrazzoli
- Retrato do menino espantado, por George Hoden
- Busto de mármore de James Gilmore, por Hiram Powers, no Cincinnati Art Museum
- Busto do imperador Caracala, em fotografia de Marie-Lan Nguyen
- Busto de Hades, em fotografia de Marie-Lan Nguyen
- Busto de Anne-Marie-Louise Thomas de Domangeville de Serilly, de Jean-Antoine Houdon
- Busto de Páris, de Antonio Canova
Essa ilustração foi produzida em menos tempo que a anterior, e foi bem mais divertida, por conta das caretas das estátuas.
Por falta de espaço na cena, um dos bustos que criei ficou de fora. Mostro-o aqui porque também ficou engraçado. A criança original vem de uma fotografia de Noah feita por Sherif Salama.
As imagens que não estão em domínio público foram distribuídas pelas licenças CC0, CC2-BY ou CC4-BY.
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