Translate

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Mapa de O Rei Adulto na versão Saderan

Há alguns dias postei uma tradução para português & Gimp do tutorial Saderan. É um estilo excelente para mapas que busquem detalhar tanto o oceano quanto massas de terra. Já o tinha usado antes para cartografar o Arquipélago dos Corsários

Desta vez, aproveitei a semana do Carnaval para testá-lo num mapa de dimensões maiores e com pouca área do oceano.


O resultado ficou bonito, embora eu esperasse um mapa com aspecto mais limpo. O tutorial Saderan está ajustado para mapas de dimensões menores (512 X 512 pixels). Este usa 3880 X 3140 pixels. Essa mudança de escala criou muitos problemas, a começar pelo gerenciamento da memória do meu notebook (HP Pavillion com 4 GB de RAM). O arquivo final tinha 777,8 MB, consumindo uma parte enorme da memória RAM! Nos últimos passos da arte, não conseguia nem mesmo desfazer eventuais erros com CTRL-Z, porque não havia memória para guardar o histórico de etapas anteriores.

Outro problema surgiu dos parâmetros a usar nas configurações dos filtros destinados a criar o relevo: os valores recomendados no tutorial não parecem se adequar muito ao caso de mapas grandes. Porém, com tantos problemas de RAM, não me senti disposto a testar outros parâmetros, pois cada filtro demorava de 5 a 10 minutos para ser aplicado; desfazer uma etapa errada ou salvar o arquivo, entre cada etapas, levava tanto tempo quanto. Foi um pesadelo. Suponho que um computador com maior RAM não teria problemas assim.

Por fim, o tutorial Saderan não dá dicas de como incluir pântanos. Improvisei de algum jeito, já que todas as Terras Fantasmais são pântanos, mas não gostei muito do resultado. Provavelmente tentarei refazê-lo no futuro, quando tiver 16 GB ou mais de RAM.

O mapa acima com resolução total pode ser visto aqui e comparado com sua versão no estilo Gidde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário