Translate

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Bem-vindo ao blog O Rei Adulto!





“O Rei Adulto” é uma fábula sobre as dificuldades que envolvem a passagem da criança à vida adulta. Ambientado dentro do mundo imaginário e fantasioso das próprias crianças, o livro narra a epopéia de Êisdur Árland, um menino de 11 anos e meio que decide descobrir o paradeiro de seu irmão mais velho Eisdras, o qual, tendo chegado à adolescência, abandonou o mundo das crianças. Êisdur acredita que pode localizá-lo com a ajuda do Rei Adulto, personagem lendário de seu mundo, reputado como a única pessoa a ter crescido sem deixar de ser criança. À sua busca, gradativamente unem-se outras crianças: o ladrãozinho Wáldron Gastrano, o cavaleiro Harsínu Sterinax e sua irmã Marsena Sterinax, o jovem mago Áymar Resphel, a tenente Ctara Bergrak e o vigarista arrependido Ernesto Molicári. Juntos, os sete são nomeados Suprapátrias, título raro dado somente àqueles cuja missão seja considerada tão importante para o mundo infantil que seu resultado estaria acima de qualquer questão regional ou nacional.

Mas a missão dos Suprapátrias não é tão simples. Problemas crônicos vêm ameaçando o mundo infantil, o qual, com o passar dos anos, vendo sendo cada vez mais descaracterizado pelo advento de plantas miraculosas chamadas plantas de imaginar, que são usadas como substitutos instantâneos para a faculdade inerente às crianças, sobre a qual os alicerces de seu mundo foi construído: a imaginação. Além disso, nem todos parecem dispostos a facilitar-lhes as coisas. Seu título desperta admiração e reverência em muitos, mas, igualmente, despeito, cobiça ou indiferença em considerável numero de pessoas. Êisdur e seus amigos cedo percebem que terão também que buscar uma solução para o mal das plantas de imaginar, para que ainda tenham um mundo em que viver, após estarem com o rei.

Escrito em português ora brasileiro, ora lusitano, arcaico ou desregrado, além de em tupi e na língua-do-pê, O Rei Adulto possui momentos de intensa aventura, drama e humor afiado. Seu autor é o carioca Helio Jaques, nascido em 1971. Helio é astrônomo, graduado pela UFRJ e doutorado pela USP, e escreveu O Rei Adulto entre 1991 e 2001. Foi pesquisador associado no Departamento de Astronomia da University of Virginia, nos EUA, e atualmente é professor associado e diretor do Observatório do Valongo da UFRJ.

Em dezembro de 2015, O Rei Adulto foi publicado numa pequena tiragem independente de 50 exemplares. Todavia, em parceria com a AZO, pretendemos disponibilizá-lo a bem mais leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário