Translate

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A Guilda dos Cartógrafos

Há pouco menos de um ano, descobri um fórum de internet chamado Cartographer's Guild, que reúne amantes de Cartografia, tanto de mundos fictícios de Fantasia e Sci-Fi, quanto do mundo real. O fórum é dividido em tópicos que cobrem vários aspectos da Cartografia amadora, desde mapas regionais/continentais, a mapas de cidades e de jogos de tabuleiro, toponímia e linguística, além de haver desafios periódicos lançados aos membros para a apresentação de seus projetos cartográficos.

Uma das atrações do fórum são os diversos tutoriais para os principais aplicativos gráficos (Photoshop e GIMP). O forista Ravelis mantém um tópico especialmente voltado para rascunhadores de mapas fantásticos: o Quickstart Guide to Fantasy Mapping.

Diante de tantas opções de tutoriais e ideias novas, resolvi não escolher muito: baixei o primeiro tutorial da lista de Ravelis -- Hand Drawn Mapping (For the Artistically Challenged), criado pelo forista Gidde -- e dediquei-me a adaptar o mapa de O Rei Adulto para esse estilo, que emula um mapa antigo confeccionado a mão.

A rigor, tenho mapas desenhados a mão, como mencionei noutra postagem. Porém, queria aprender técnicas novas no GIMP, bem como produzir um mapa geral que eu pudesse ampliar e ainda assim ter um bom detalhamento. Após umas 60 horas de trabalho, no fim de diversas noites e começos de madrugadas, eis o resultado:


O mapa possui 20 MB. Ao clicar na imagem acima, apenas uma versão de baixa resolução é mostrada. Para ver/baixar o mapa com a resolução original, clique aqui.

A melhor maneira de aprender algo é praticar. No meu caso, praticar o uso do GIMP, que à primeira vista parece muito confuso e inamistoso ao usuário. Um mapa elaborado como esse é produzido pela combinação de diversas camadas: uma para as montanhas, outra para as cidades, outra ainda para a textura, etc. O resultado final levou cerca de 60 horas por conta da inexperiência e da quantidade de camadas. Tudo no tutorial foi novidade para mim; o que acabou servindo como distração às notícias cada vez mais angustiantes desse agosto-setembro.

Agora é hora de escolher um novo tutorial da lista e aprender algo mais do GIMP, pois a situação brasileira não irá se definir tão cedo...

No detalhe do mapa, Eix e a cidade de Lize, em Ístar, palco de eventos curiosamente similares a alguns do Brasil de 2016, embora tenham sido escritos em 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário